quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entrevista com o jogador de tênis chileno Nicolas Massú

“QUERO DAR A VOLTA POR CIMA”

Depois de uma temporada de maus resultados, o tenista, fala sobre o futuro, diz que gostaria de algum dia ser capitão da Copa Davis, que quer viver seis meses em Miami e seis meses no Chile.

Depois de um exaustivo treinamento realizado no estádio nacional do Chile, Nicolas Massú se Prepara para a Copa Davis contra o Canadá.
Está serio e pouco comunicativo, no dia anterior terminou o treino contrariado com as perguntas feitas pela imprensa, sobre seu rendimento pessoal que baixou durante os últimos meses, ele afirma que é melhor jogar calado, do que ficar remoendo criticas.
“Levanta o braço e golpeia a bola forte, fazia Hans Polidnik, jogador juvenil com quem treina”. A raquete tem contato com a bola, porem não vai ao lugar desejado, silencio total na quadra.” porque não vai tomar um pouco de ducha” te perguntam?
O capitão da Copa Davis, Hans Gildemeister, te olha e não diz nada.
Tenho dez anos jogando tênis e não tenho uma quadra que mereço.
Faz menos de um mês, na etapa classificatória do torneio Máster de Miami, que fez um bom torneio de Acapulco, e Las Vegas, até então tava treinando tranqüilo e bem.
Perdeu para Diego Hartfield, um jogador que pelo Ranking deveria ganhar, aquilo foi o ponto de reflexão. Nicolás Massú saiu dessa partida descompensado, não podia acreditar frustrado caminhou por um bosque que tem atrás do complexo de tênis, sua mãe Sônia o acompanhou, ”converse com minha mãe, ela me escutou e me aconselhou, e depois fiquei mais tranqüilo, o apoio da família é fundamental, sem eles não jogaria como jogo disse.
Massú sabe que esse é um mau momento, ninguém gosta de perder, muito menos ele, que sempre teve de vencer a todos, inclusive a suas limitações e falta de confiança, o que te pertuba é que todos aqueles que vibraram com seus triunfos, hoje duvidam e se perguntam se não virou um esportista em decadência que não dará mais satisfação vê-lo jogar.
“Ontem li num jornal que dizia que eu e o Gonzalez estávamos em curva baixa, porém isso já falam há três anos,e dizem”essa é sua ultima oportunidade como se agente tivesse 35 anos,temos 28 anos recém completados,temos pelo menos cinco á seis anos de um grande nível,não tem que ser agora,mais é claro quanto antes melhor afirma.
No domingo antes do treino para a Copa Davis, Massú amanheceu com 39 graus de febre, e não pôde treinar, na segunda a tarde melhorou da febre e com a chegada de Fernando Gonzalez, começou a melhorar seus golpes, sem olhar continuou serio e concentrado.
Gonzalez o estimula a seguir, e Massú responde lutando com o rival de sempre, na quadra e na mente uma relação de dupla e amigos.
Quando criança assistiu um filme que marcou sua vida. RockyIV,assistiria esse filme outras vezes e se encantaria com a luta e o trabalho da volta de um campeão,pode-se dizer que este é o momento que ele passa,quero dar a volta por cima.
Eu sou um guerreiro, sou um gladiador, a luta faz parte da minha vida, por isso gosto tanto de Rocky, me identifico com ele.

TODO MUNDO SABE QUE NÃO ESTÁ NO SEU MELHOR MOMENTO, PORÉM JÁ VIVEU O EXITO E O FRACASSO INTENSAMNETE, COMO LIDA COM AS DUAS SITUAÇÕES.?
Desde que comecei, sabia disto, minha vida não são apenas bons momentos, sabia que tinha que desfrutar aqueles momentos, porém aprendir muito os momentos maus.
Na minha profissão é importante que a mente esteja bem, porque você depende de sua confiança, não é como o futebol, onde um depende do outro, isso foi fundamental para minha escolha para o tênis, eu sou o único responsável, se ganho ou perco, a responsabilidade de estar só a frente do mundo me entusiasma, desde criança soube que muita gente iria opinar sobre minha carreira, e isso nunca me preocupou.

AS PESSOAS QUE VIVEM PERTO DE VOCÊ DIZEM QUE É MUITO AUTOEXIGENTE, ESSAS ATITUDES NÃO TEM PROVOCADO MAUS RESULTADOS NO TÊNIS?
Esse é um esporte onde você tem que deixar muitas coisas de lado,adolescência comum,deixa sua família e amigos para viajar,para ser tenista tem que ter uma pequena dose de loucura,e assim sou,minha personalidade,já me fez agüentar tanto tempo nas olimpíadas longe da família,desde pequeno que viajo todos os dias,de Viña,Villa Alemana,saindo do tênis para o colégio,quase não dormia,essa parte da loucura é meu jeito de ser.

COMO É A VIDA DE UM TENISTA?
É uma atividade de pessoas só,e isso você sabe desde que começa,é uma vida dura,e uma forma muito diferente da vida comum,porém isso até hoje com 28 anos me anima muito.

NÃO TE FAZ FALTA ESTAR COM UMA MULHER?
Essa pergunta já foi respondida anos antes, hoje estou mais maduro, antes, disse que era importante ter uma mulher,agora eu penso que não é tão importante.
Todos sabem que tive com uma mulher sueca que veio ao Chile, e posso dizer essa mulher foi com quem passei mais tempo, estivemos juntos uns três a quatro anos,o que acabou com a relação foi a distancia depois que ela voltou para a Suécia e eu fiquei no Chile,era muito difícil continuar,mais não posso dizer que foi a mulher da minha vida,foi aquela que me tocou mais,porém me sinto bem estando só.

QUAL É SUA META FUTURA?CHEGAR AO TOP 10?
Não vou estar tranqüilo até voltar ao top,mais para isso tenho que chegar rapidamente entre os 50,e logo depois chegar aos 20 primeiros,já fio nono do Ranking,não é uma coisa nova,sei que preciso chegar e me manter,e acho que essa Copas Davis,pode me ajudar,jogar pelo Chile é o Maximo.

O QUE FARÁ QUANDO SE APOSENTAR DO TÊNIS?
Acredito que ainda ficarei muito tempo jogando tênis,ainda não chegou o momento tenho conversado com ex tenistas,e alguns falam que sentem um vazo por dentro,desocupados sentem falta de uma quadra,do público,de jogar,outros não querem saber de nada ligado ao tênis,ficaram cansados desse mundo,depende,eu acredito que vou estranhar o mundo longe das quadras,quero antes ser Capitão da equipe do Chile na Copa Davis,e depois ensinar tênis a crianças tenho um centro esportivo juntamente com Ivan Zamorando(ex jogador de futebol chileno)o que tenho claro é que vou viver no Chile e em outro país,quero viver seis meses no Chile,e seis meses no Estados Unidos,em Miami,não gosto de estar parado num mesmo lugar.

O QUE GOSTA DE OUVIR DAS PESSOAS QUANDO ESTÁ JOGANDO?
Sempre escuto”vamos nico,de vuelta arriba’’ou quando me dizem,eres um grande,quando me aposentar quero ser lembrado como um esportista que fez muito pelo seu país,um gladiador,uma melhor pessoas porém ainda tenho muito a fazer.

Nenhum comentário: